PLANTÃO ÚLTIMO SEGUNDO

28 novembro 2007

Troféu Caymmi premia talentos baianos

O Troféu Caymmi 2007, realizado dia 27 de novembro no Teatro Castro Alves, premiou os novos talentos da música baiana. Dirigido por Tuca de Morais, o evento contou um pouco a história dos festivais de música da década de 60 e 70, quando a ditadura militar censurava as manifestações culturais.

Na abertura, os alunos de Arte Cênica da Faculdade Social, juntamente com a filarmônica UFBERÊ e a Banda Asa Branca fizeram uma apresentação retratando a disputa entre as canções “A Banda” de Chico Buarque e “Disparada” de Geraldo Vandré, interpretada por Jair Rodrigues no Festival da TV Record em 1966.

Os mestres de cerimônia Frank Menezes e Clarissa Torres comandaram a festa e com um toque de comédia tiraram gargalhadas do público. As primeiras atrações no palco foi Stella Maris e Andréa Daltro. Roberto Mendes, Paulinho Andrade e Noemi
Castro foram a segunda atração cantando Quixabeira de Carlinhos Brown. Lazzo, Jorge Papapá e Joatan Nascimento cantaram a BR-3 de Tony Tornado.

Danilo Caymmi também esteve presente no evento e se apresentou com Daniela Mercury. A cantora foi homenageada com um Troféu Caymmi pelos 15 anos do “Canto da Cidade”. Ela ainda cantou “Alegria, Alegria” de Caetano Velloso relembrando os momentos de repressão da ditadura militar.

O Teatro Castro Alves também foi homenageado pelos seus 40 anos e João Américo recebeu o prêmio Menção Honrosa pela contribuição à musica baiana.

Tuca de Morais para finalizar o evento pediu uma maior contribuição das empresas para que o Troféu Caymmi saia do sufoco e que continue revelando os talentos baianos que são muitos.

O Troféu Caymmi premiou os seguintes artistas:

Revelação:
Carlinhos Pajeú: A Volante do Sargento bezerra no show “Mais Mundo”.

Banda de Apoio:
Tate Lima / Show “Sementes”.

Melhor Banda:
A Volante do Sargento Bezerra / show “ Mais Mundo”.

Composição com Letra:
Uma Canção (Tiago Rocha e Marcio Luiz) / Tiago Rocha no show “Humanofaturas”.

Composição Instrumental:
Mar de Morros (Tiago Rocha) / Tiago Rocha no show “Humanufaturas”.

Arranjo:
Clube da Esquina 2 (Hiran Monteiro) música de Milton Nascimento e Lô Borges / Banda de Boca no show “A voz como instrumento”.

Direção Musical:
Hiran Monteiro / Banda de Boca no show “A voz como instrumento”.

Melhor Show:
Tiago Rocha / show “Humanufaturas”.

Intérprete:
Claudia Cunha / show “Mesa Farta”.

Direção Artística:
Rino Carvalho / A Volante do Sargento Bezerra no show “Mais Mundo”.

Melhor Instrumentista:
Elisa Goritszki (Flautista) / Elisa Goritszki no show “A flauta no choro”.

Produção:
Ricardo Rosa / Manuela Rodrigues no show “Reverso”.

Categoria Especial:
Fernando Marinho e Everaldo Belmiro (iluminação) / Banda de Boca no show “A voz como instrumento”.