PLANTÃO ÚLTIMO SEGUNDO

25 junho 2008

Morre ex-primeira dama Ruth Cardoso

Na noite de desta terça-feira, faleceu a ex-primeira dama do Brasil Dona Ruth Cardoso. O fato aconteceu às 20h30 na sua casa quando foi vítima de uma arritmia cardíaca. Ela estava no telefone conversando com seu filho Paulo Cardoso quando o fato aconteceu. O ex-presidente Fernando Henique Cardoso não estava em casa.
Ruth Cardoso era formada em Ciencias Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras da USP. Em 1972 recebeu o título de Doutora em Antropologia pela Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras da USP. Anos depois concluiu seu pós doutorado na Universidade de Columbia onde foi professora por muitos tempos.
Quando primeira-dama, D. Ruth Cardoso criou o Programa Comunidade Solidária uma ação de combate a pobreza e exclusão social.
Em nota oficial o presidente Lula afirmou que a morte de Ruth Cardoso seria uma grande perda para o país. "Recebi com surpresa e pesar a notícia do falecimento de Dona Ruth Cardoso. É difícil acreditar que aquela intelectual determinada que conheci muitas décadas atrás, com convicções firmes, gestos nobres e ao mesmo tempo sensibilidade para o drama da desigualdade social, tenha nos deixado. É uma grande perda para o País. Tenho certeza de que será sempre lembrada pelas sementes que plantou em sua brilhante carreira, por iniciativas como o Programa Comunidade Solidária entre tantas outras. Em meu nome e de Marisa, peço que Deus lhe dê a eterna felicidade e conforte o coração do amigo Fernando Henrique, seus filhos e netos."

O corpo de D. Ruth estará liberado para visitação publica até as 21h desta quarta-feira. Ela será enterrada na quinta-feira pela manhã no Cemiterio da Consolação, centro de São Paulo.

O prefeito de São Paulo decretou luto oficial na cidade.

Nenhum comentário: