PLANTÃO ÚLTIMO SEGUNDO

03 abril 2009

Ilê Ayê perde um dos seus fundadores

Hoje a Associação Cultural Ilê Aiyê ficou de luto com a morte de Jonatas Conceição, diretor da entidade, um dos fundadores do Movimento Negro Unificado na Bahia (MNU) e professor da Universidade do Estado da Bahia/UNEB.

Conceição sempre foi ligado à questão sócio-educacional. Um dos responsáveis pela implantação do Projeto de Extensão Pedagógica do Ilê Aiyê, que tem como objetivo qualificar a educação dos jovens negros baianos contribuindo também para a elevação de sua auto-estima.

Sem duvida nenhuma é um grande perda para as lutas sociais. Jonatas Conceição lutava pela inserção da igualdade para o povo negro procurando deixar de lado as separações. Conceição com suas ideologias deixa com um legado muito importante para a fixação da identidade negra na Bahia e no Brasil.

Jonatas era Professor da UNEB, onde lecionava no curso de Letras Vernáculas, no Campus de Euclides da Cunha. Foi roteirista de programas educativos da Rádio Educadora FM e coordenador de produção do programa radiofônico Tambores da Liberdade, voltado para a cultura afro-descendente. Como escritor e poeta ativista, mostrava, com sua arte, os traços da Literatura Negra. Publicou, em 1984, o livro Miragem de Engenho; em 1989, o livro Outras Miragens; em 1992, escreveu o ensaio “Reflexões sobre o Ensino de Português para a Escola Comunitária”.

Jonatas Conceição nasceu em 8 de dezembro de 1952. O seu sepultamento será às 16 horas desta sexta-feira, dia 3 de abril, no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas.

2 comentários:

Karla Izabelle disse...

Não tinha conhecimento sobre a existência desse fundador, já que o que aparece mais na mídia é o vovô do Ilê. É uma pena essa falta de informação.
Pena também é não ver por parte da mídia interesse na divulgação dessa notícia. Fiquei sabendo através do seu blog.

Shagaly disse...

Eu também não sabia nada sobre isso. Parece ser realmente uma grande perda para a militância negra na Bahia... Espero que ele tenha se alegrado em vida com algumas vitórias conquistadas pelo MNU!