PLANTÃO ÚLTIMO SEGUNDO

30 maio 2008

A ABRAÇO SISAL CRESCE, ABRACO BAHIA CAI

A ABRACO (Associação Brasileira de Rádios Comunitárias) é uma ONG cujo papel principal é lutar pela regulamentação das rádios comunitárias no Brasil. As rádios comunitárias para conseguir uma concessão do Governo Federal precisam percorrer um longo caminho.

A ABRACO Nacional para abranger o Brasil de uma forma igualitária, dividiu-se em diretorias regionais. A diretoria da Bahia é dirigida por Arlene Freire que é coordenadora da ABRACO SISAL que abrange toda a região sisaleira da Bahia.

A ABRACO Bahia é dividida em varias regiões. A região sisaleira da Bahia é dirigida pela ABRACO SISAL.

A ABRACO SISAL foi criada em 2004 com o objetivo de contribui para a efetivação de oportunidades locais de democratização da comunicação na região sisaleira da Bahia. Passou a gerir juridicamente em 2005, quando em Assembléia Geral para aprovação de seu marco legal, foi eleita e tomada a posso a diretoria e foi feita a construção de seu planejamento estratégico.
Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso a repressão para o fechamento das rádios comunitárias foi imediato. A existência de rádios comunitárias não era de grande valia para o governo Tucano, já que a estrela brilhava dentro dessas instituições.

Na região sisaleira a Anatel trabalhou com afinco fechando as rádios ali existentes. A Abraço Bahia lutou muito para que a Abraço Sisal crescesse e tivesse autoridade frente a Anatel.
Hoje a Abraço Sisal é dirigida por Arlene Freire, tendo como secretario Milton Santos da Trindade, Silvano Manuel como tesoureiro e Edisvanio do Nascimento Pereira como coordenador de formação.

A Abraço Sisal tem conseguido inúmeros empreendimentos como: Curso de Comunicação Social na UNEB, Rede de Rádios Comunitárias, veiculação de campanhas do MOC e do Sebrae, Criação do CODES (Eixo de comunicação dentro do território do SISAL), inicio de assessoria ao Litoral Norte e Agreste de Alagoinhas dentre outros territórios.

São ao todo 16 rádios comunitárias que a Abraço SISAL engloba.

2 comentários:

Unknown disse...

OLÁ CAMARADA!
AQUI EM TUCANO, ESTAMOS CRIANDO UMA RADIO COMUNITÁRIA.
COM MUITO TRABALHO E DIFICULDADES QUE SÃO PECULIARES A QUESTÃO.
MAIS A LUTA NÃO PODE PARAR.

ROBSON DY CORRÊA
email: hinraca@hotmail.com

Unknown disse...

ESTAMOS EM BUSCA DE CONTATOS PARA TROCA DE EXPERIÊNCIAS.

ABRAXÉ.

ROBSON DY CORRÊA