PLANTÃO ÚLTIMO SEGUNDO

15 maio 2008

Imprensa mundial critica filme de brasileiro

A seguir, veja o que as principais agências de notícias mundiais comentaram sobre "Ensaio sobre a Cegueira".
France Presse
"Metáfora da sociedade humana, de um suspense angustiante, o filme de Meirelles faz do espectador uma testemunha da violência e o convida a refletir sobre o ser humano e seus mais baixos instintos, além da sua capacidade de amar e seu senso de responsabilidade.
Contudo, em meio a esta violência extrema e de caráter quase apocalípticos da história, Meirelles encontra momentos para expressar ternura e até mesmo humor".

Ansa
"O filme de abertura do 61º Festival de Cannes e último trabalho do diretor brasileiro Fernando Meirelles, 'Blindness', recebeu poucos aplausos da platéia após a sua projeção.
Em uma sala lotada, jornalistas assistiram ao filme com atenção e de forma silenciosa".
Reuters
"A escolha de 'Ensaio sobre a Cegueira' para abrir Cannes é adequada para uma edição que privilegia o cinema sul-americano".
"Fernando Meirelles disse que abrir o festival de Cannes é uma honra e também uma pressão, mas acrescentou: 'Para ser franco, acho que este não é o melhor filme para abrir um festival'".

Efe
"Gravado em inglês e japonês, a maior parte do filme foi rodada em São Paulo para não mostrar um perfil de cidade reconhecível. Trata-se de uma produção que mostra até onde o ser humano pode chegar em situações extremas, algo que não é nenhuma novidade, pois já explorado em outros filmes.
Apesar do bom planejamento, montagem e atuação, o filme tem uma trilha sonora pouco adequada, uma história mais previsível do que deveria e um roteiro que parece buscar uma justificativa moral para as ações dos personagens".
"... A originalidade do grande romance de Saramago não é explorada por Meirelles, que fez um filme inspirado na estética de 'Filhos da esperança', de Alfonso Cuarón, e que também lembra "Babel", de Alejandro González Iñárritu, com sua mistura de nacionalidades, raças e idiomas.
Com uma estética futurista-catastrofista, fruto de um bom trabalho de ambientação, 'Blindness' explora o pior do ser humano, mas sempre deixando um grande resquício de esperança".
Os jornalistas aplaudiram o filme por cinco minutos.
Porém, na mostra de ontem para os artistas Fernando Meirelles foi muito ovacionado. Por oito minutos artistas Hollywoddianos aplaudiram o cineasta brasileiro. Atores como Kate Blanchett, de Elizabeth, Angelina Joulie dentre outros aplaudiram o "Ensaio sobre a cegueira" na sessão de Gala.

Nenhum comentário: