PLANTÃO ÚLTIMO SEGUNDO

14 maio 2008

Brasileiros em Cannes

Cinema
Já não é mais novidade ouvir que um cineasta brasileiro está concorrendo a um premio importante do cinema mundial. O primeiro filme brasileiro a ter sucesso mundial foi o Pagador de Promessas, em 1962. Deste filme em diante, as portas do cinema internacional abriram para a pequena, mas talentosa, investida Tupiniquim.
O Pagador de Promessas é um filme de Anselmo Duarte, baseado na historia de Diaz Gomes. Em 1962 concorreu a melhor filme estrangeiro no Festival de Cannes, sendo vitorioso, recebendo a Palma de Ouro. Concorreu ao oscar em 1963 como melhor filme estrangeiro, mas perdeu para Sempre aos Domingos, do francês Serge Bourguignon.

Em 1995 foi a vez de O Quatrilho, filme de Fabio Barreto, ser um dos indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro. O Quatrilho perdeu para o russo O Sol Enganador, Nikita Mikhalkov. O Quatrilho foi o vencedor do Festival de Cinema de Havana ganhando os prêmios de melhor atriz, Gloria Pires, melhor Direção de Arte e melhor Trilha Sonora.
Em 1997, O que é Isso Companheiro?, foi o próximo a concorrer o Oscar. O drama de Bruno Barreto é baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira. O filme perdeu o prêmio para o Tcheco Kolya de Jan Sverak.

Central do Brasil, de Walter Salles conseguiu um feito inédito até então. Além de conseguir a indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro, levou junto a atriz Fernanda Montenegro a concorrer ao Oscar de melhor atriz. O filme perdeu para o italiano A Vida é Bela e Fernanda Montenegro para Gwynelth Paltrow, por Shakespeare Apaixonado. Além de concorrer ao Oscar, o filme recebeu o Urso de Ouro e Fernanda Montenegro o Urso Prata por melhor atriz no Festival de Berlim em 1998.
Em 1999 concorreu ao Globo de Ouro na França como melhor filme estrangeiro vencendo a categoria.

Em 2003 foi a vez de Cidade de Deus bater um novo recorde. O filme não concorreu como melhor filme estrangeiro, mas foi indicado a quatro categorias: melhor fotografia, melhor direção (Fernando Meirelles), melhor edição e melhor roteiro adaptado. Cidade de Deus foi o considerado um dos melhores filmes do mundo pela crítica internacional.

Em 2005, graças ao sucesso internacional de Cidade de Deus, Fernando Meirelles foi convidado a dirigir O Jardineiro Fiel. A atriz Rachel Weiz venceu o Oscar de melhor atriz coadjuvante e foi vencedora do Globo de Ouro, pelo filme.

Atualmente, o último prêmio internacional do cinema brasileiro foi o filme Tropa de Elite. O filme ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim. Passados oito anos de Central do Brasil ter ganho o prêmio, agora foi a vez de José Padilha trazer o premio para o país.

Fernando Meirelles apresentou ontem no Festival de Cannes o seu mais novo trabalho. Blindness é uma adaptaçao do livro Ensaio Sobre a Cegueira do autor portugues Jose de Saramago. O filme poderá concorrer a Palma de Ouro assim como o nosso diretor.

Agora é só torcer.

Um comentário:

Anami Brito disse...

Isso mesmo Fau...agora só nos resta torcer!!!