PLANTÃO ÚLTIMO SEGUNDO

03 julho 2008

Ingrid Betancourt está livre

Após seis anos aprionada pelas FARC (Força Armada Revolucionária da Colombia) a senadora Ingrid Betancourt foi libertada.

A operação que levou ao resgate de Ingrid Betancourt e mais 14 reféns foi executada com muita precisão por um grupo da inteligência das Forças Armadas Colombianas.

A operação resgatou a política Ingrid Betancourt, os americanos Thomas Howes, Marc Gonsalves e Keith Stansell - ligados ao Departamento de Defesa de seu país - e 11 militares e policiais colombianos.

Veja as primeiras palavras da senadora após ser libertada









A senadora estava em poder das FARC por seis anos. Em um video apresentado há alguns anos ela parecia debilitada. Ela apresentava quadro de hepatite B, Leshimaniose e problemas cardíacos.

Ao ser libertada encontrou com sua mão Yolanda Pulecio e seu marido Juan Carlos Lecompte.

Seus filhos Lorenzo e Melanie vieram no avião presedencial da França e chegou em territorio colombiano às 10h20 (horário de Brasília). "Da última vez que vi meu filho, Lorenzo era pequenininho. Lembro-me de quando ficávamos brincando na cama e peço a ele que me perdoe porque mesmo agora que está tão grande ainda quero brincar", disse a ex-refém. "Tantas coisas que quero dizer-lhes", disse Ingrid.

Vestida de preto e acompanhada pela mãe Yolanda Pulecito e de seu marido Juan Carlos Lacompte, Ingrid subiu as escadas do avião e abraçou emocionada os filhos. Além dos filhos, no avião vindo da França viajaram a irmã da ex-senadora e o chanceler francês Bernard Kouchner.

A ex-refém das Farc levava um terço em uma das mãos. "É o momento mais forte de emoção da minha vida, finalmente ver minha mãe de novo. Tínhamos muito medo das operações militares, que houvesse sangue", disse Melanie. "Quando vi os reféns liberados em janeiro, em fevereiro, fiquei feliz por eles, mas mal podia esperar a hora que fosse a minha mãe e agora chegou essa hora."

"Foi por meus filhos que segui com vontade de sair da selva", diz Ingrid ao reencontrar Melanie e Lorenzo.

Veja os videos sobre a notícia de libertação de Ingrid Betancourt







Nenhum comentário: