PLANTÃO ÚLTIMO SEGUNDO

21 outubro 2008

Segundo turno abre nova temporada de acordos políticos

Após uma intensa disputa pela prefeitura, Walter Pinheiro (PT) e o prefeito João Henrique (PMDB) disputam o segundo turno na capital baiana. O prefeito alcançou 402.684 votos e Pinheiro 390.933. ACM Neto (DEM), que liderou as pesquisas eleitorais desde o começo, ficou em terceiro lugar com 346.881 votos. O ex-prefeito Antônio Imbassahy (PSDB) ficou em quarto com 108.660 e Hilton Coelho (PSOL) em quinto com 51.196. Os dados são do Tribunal RegionalEleitoral (TRE).

No primeiro turno, o tema da segurança pública predominou nos debates. O prefeito João Henrique, disse ao Folha Salvador (Confira no site), que o seu governo investiu muito na área. Conforme o prefeito, ações como a criação das vias exclusivas para ônibus, o Banho de Luz, câmeras nos coletivos e a implantação da Guarda Municipal tem contribuído para diminuir os índices de violência na capital.

Pinheiro, por sua vez, se eleito, pretende ampliar as ações do PRONASCI – Programa Nacional de Segurança e Cidadania, instalando câmeras em locais estratégicos como Estação Pirajá, Liberdade, Estação Mussurunga e Itapuã. Outra proposta seria o Ronda 24 horas que prevê o patrulhamento em uma área de três quilômetros quadrados por viaturas alocadas por bairro.

O ex-prefeito Antônio Imbassahy, que chegou a ser favorito, não conseguiu êxito nessa disputa e já declarou seu apoio ao candidato petista. O próximo prefeito deverá disputar o apoio na Câmara dos Vereadores. Com os resultados do primeiro turno, a base aliada de João Henrique soma 16 vereadores contra 10 de Pinheiro. Falta saber que posição devem tomar os 12 vereadores da coligação de apoio a ACM Neto e se os três de Imbassahy manteriam o apoio a Pinheiro após o segundo turno.

Nenhum comentário: