PLANTÃO ÚLTIMO SEGUNDO

31 março 2009

Gênio da literatura não vai mais escrever

O escritor Colombiano Gael García Marques, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1982, não voltará mais a escrever. García Marques, 82 anos, autor de vários livros dentre eles "Cem anos de solidão", afirmou durante a Feira do Livro de Guadalajara no mês passado declarou que escrever livros da trabalho.

A agente literária Carmen Barcells já estava prevendo esse fato. "Acho que Garcia Marques não voltará a escrever mais", disse ao jornal chileno La Tercera. Ela assegurou que o autor representa cerca de 36,2% do faturamento de sua agencia literária.


O escritor Gerald Martin, autor da única biografia de Gabriel García Marques, se diz concordar a agente literária. Mas ele ressalta que o escritor tem livros prontos guardados mas não sabe serão publicados.


Se de fato, o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, abandonar a escrita iremos perder um dos maiores escritores do mundo. Jornalista, ativista político e cineasta o escritor contribuiu muito para que o mundo mirasse seus olhos para o sul, em especial para a América do Sul. Depois de Pablo Neruda e suas metáforas vejo García Marques como criador do realismo mágico.

3 comentários:

JORDANIA FREITAS disse...

Não conheço o escritor, mas se tratanto de um intelectual, realmente é uma perda!

Karla Izabelle disse...

É uma pena...Mas ainda bem que ele nos deixou algumas obras para nos deliciarmos.

Au revoir!

Shagaly disse...

Realmente, ele fez o mundo volver os olhos para a literatura latina. É triste que ele não mais escreva, mas todos merecem se aposentar e descansar, até os escritores.