PLANTÃO ÚLTIMO SEGUNDO

08 março 2007


BRASIL: FUTURO ENERGÉTICO

O aproveitamento de novas formas de energia já é bastante produtivo no Brasil. Apesar de recentemente ter conseguido sua auto suficiência em petróleo, o Brasil vem buscando novas formas de energia através da Biomassa e das energias físicas, como a solar.
O aproveitamento da Biomassa vegetal como energia e a ampliação das áreas de cultivo, de pastagens e de urbanas são os principais responsáveis pela devastação de grande parte das florestas nativas do globo.
A cana-de-açúcar foi o primeiro produto que o Brasil – colônia começou a produzir com pareceria holandesa. Sua finalidade era a produção de açúcar mascavo, popularmente “rapadura”, para que fosse refinada na Holanda e depois distribuída na Europa. Porem, alem da açúcar, a cana era também matéria prima para a produção da Cachaça, bebida alcoólica feita através da destilação do álcool. O álcool mais tarde passaria a ser uma fonte alternativa aprimorada de combustível.
O Brasil é um dos países que mais se destacam mundialmente no cultivo de biomassa para fins energéticos. Pioneiramente, desenvolveu a produção em larga escala de álcool etílico ( etanol ) com a finalidade de substituir a gasolina em algumas ocasiões. O Proálcool desenvolveu tecnologia própria, atualmente compartilhada por vários países da África e da Ásia.
O Proálcool criado na década de 70 pelo regime militar não durou muito tempo, pois apesar de ser uma forma de combustível barata, sua octanagem era deficiente fazendo com que o automóvel não tivesse rendimento em potencia considerável.
Com o aceleramento do aquecimento global, o Brasil sentiu que o álcool tinha que voltar a ser utilizado como forma alternativa de combustível, pois a emissão de gás carbônica e monóxido de carbono alem das fuligens de enxofre é diminuto.
Porem, a produção de etanol pode, no entanto, comprometer seriamente a produção de alimentos. A cana – de – açúcar, sua principal matéria-prima, precisa ser plantada em vastas áreas e requer solos de boa qualidade. A região sudeste e nordeste foram ocupadas por ela, refletindo uma política governamental que privilegia muito mais o “alimento” para os carros que para as pessoas.
O Bio-Diesel, uma nova forma alternativa de energia, está começando a ganhar espaço. Produzido através do óleo da mamona, ele tem tudo para substituir o diesel derivado do petróleo em um futuro próximo. A Petrobras, empresa pioneira nesse tipo de combustível, vem investindo caros nesse produto e foi através dele que se descobriu uma nova forma de se refinar o Diesel. Através do H-Bio, o refinamento do diesel torna-se mais sofisticado a baixo custo.
O uso direto da energia solar vem sendo usado em passos lento no Brasil. O Japão, por exemplo, utiliza essa forma de energia em grande escala. O processo de transformar energia solar em energia elétrica é mais uma forma limpa de produção energética renovável.
Atualmente, tem-se buscado o aproveitamento direto da energia solar que incide sobre a Terra. Para tanto, vários países já desenvolveram pesquisas e estão aprimorando tecnologias. Os EUA, por exemplo, investem na sua pesquisa cerca de 1 bilhão de dólares (1% do total que investem na pesquisa cientifica). Porem essa alternativa não está ao alcance de todos, pois o material captador de energia solar ainda é de alto custo financeiro.


Calcula-se que a energia solar refletido diariamente pela Terra seja equivalente a mais que o dobro de toda a energia que poderia ser obtidas de todas as reservas mundiais conhecidas de petróleo.
O Brasil é tido como o país do futuro energético. Explorando sua potencialidade eólica, nuclear, petrolífera, solar, Biomassa, hidrelétrica e a carvão mineral (sul do país), alem de esta combatendo o aquecimento global através de combustíveis originários da Biomassa, não sofrerá efeitos de uma crise energética possível.

(Fagner Abreu)

Um comentário:

Sayonara Moreno disse...

Amigoo....
colega de profissãão!!!
ki massa seu blog!!
qndo eu crescer (se crescer) quero ser igual a vc!!
mto massa....
isso é que eh dedicação!
bjos p vc!!!
mto sucesso!!!
saudades...
bjusss...:**