PLANTÃO ÚLTIMO SEGUNDO

25 setembro 2008

Neto apresenta propostas

O candidato a prefeito de Salvador ACM Neto dos Democratas esteve na Faculdade 2 de Julho para um debate com os estudantes, ocasião em que apresentou suas propostas caso seja eleito prefeito da capital. Antes do debate, o candidato conversou com Fagner Abreu Do Espaço Novo Jornalista e Folha Salvador.

Fagner Abrêu: A construção do metrô criou um problema sério entre o seu grupo político, as empreiteiras, o Partido dos Trabalhadores e Governos Estadual e Federal. Como resolver este impasse do metrô caso seja eleito? O metrô vai sair?
ACM Neto: Bem. Em primeiro lugar eu desconheço esse fato que envolve as empreiteiras, como você está dizendo. Eu vou fazer a minha parte. Vou trabalhar pelo bem estar do povo de Salvador. Não vou ter receio de ir conversar com o governador Wagner para trazer projetos para Salvador assim como para o presidente Lula. Mas não vou ficar correndo atrás. Cada um sabe de suas responsabilidades. O metrô de Salvador chegando até a Rótula do Abacaxi ou até a Estação Pirajá vai continuar sendo o menor do mundo. Queremos estender o metrô de Salvador para ele atingir uma quantidade maior de pessoas. Queremos implantar o Veículo Leve sobre Trilhos explorando canteiros como a Bonocô e Avenida Paralela. O metrô de Salvador vai sair, ou melhor, tem que sair, pois daqui a alguns anos teremos a copa do mundo de futebol e Salvador almeja ser uma das sub-sedes.

F.A.: O senhor entrou em atrito na época do “mensalão” com o presidente Lula, fato que tem sido explorado pelos seus concorrentes. Como o senhor pretende manter boas relações com os Governos Estadual e Federal considerando estes fatos? Isto não coloca em dúvida a tese de que o senhor representa uma mudança em relação a política tradicional baiana?
ACM Neto: Essa é uma boa pergunta. Em 2005 houve um escândalo de corrupção no país envolvendo o Governo Federal. Componentes do governo envolveram-se em desvios de dinheiro público, dinheiro do povo. Eu acho um absurdo, dentro desses seis anos de mandato como deputado federal e inúmeros pronunciamentos na tribuna da Câmara as pessoas se aterem a apenas um pronunciamento e desqualificarem a minha qualidade como político. Naquela época eu estava iniciando a minha carreira política e, assim como qualquer brasileiro, fiquei indignado com o fato. Mas isso eu acho que já foi superado. Sou uma pessoa experiente e quero administrar Salvador com decência.

F.A.: O senhor poderia detalhar sua proposta a respeito do projeto Big Brother Bairro? Tem algum projeto integrado com as polícias? Quantas câmeras serão instaladas?
ACM Neto: Eu tenho sido muito criticado pelos meus concorrentes em relação ao projeto. Esse projeto já deu certo em cidades como Madri, Londres, Bogotá, São Paulo. Bogotá era uma das cidades mais violentas do mundo e com uma política contra violência bem planejada, conseguiu reverter este quadro. Vamos criar a Secretaria de Segurança e Prevenção à Violência que, não só planejará todas as ações municipais na área, como contará com uma efetiva Guarda Municipal. A princípio vamos instalar as câmeras nos bairros mais violentos de Salvador. E ao contrário do que meus concorrentes estão dizendo, que o projeto não dará certo porque os bandidos vão destruir as câmeras é bom salientar que elas são blindadas.

Nenhum comentário: