PLANTÃO ÚLTIMO SEGUNDO

21 outubro 2008

Papel da Guarda Municipal ainda gera duvidas na população

A Guarda Municipal de Salvador (GMS), instituída pela Prefeitura, está nas ruas desde Julho, mas a população desconhece quais as funções da corporação. “A Prefeitura só faz anunciar que a Guarda Municipal está em ação, mas não explica o que ela vai fazer, como vai agir. Eu mesma não sei direito o que é essa Guarda Municipal”, reclama a dona de casa Maria Helena Gonçalves, 55.

Por enquanto, o patrulhamento é a principal atribuição da Guarda. Apesar de a legislação permitir o uso de armas de fogo pelas corporações municipais em cidades com mais 500 mil habitantes, em Salvador, os agentes não portam esse tipo de armamento, apenas cassetetes e algemas; também não detêm suspeitos, mas podem encaminhá-los às delegacias.

Cerca de 600 agentes atuam no momento, mas esse número deve aumentar. “Não é o efetivo necessário, mas estão nas ruas os que foram treinados. Até o final do mês de outubro serão 1.500”, informa o secretário de Serviços Públicos, Fábio Mota.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da GMS, compõem a área de patrulhamento as estações de transbordo, a Praça da Piedade, o Pelourinho, o Dique do Tororó, a praça do Campo Grande e os bairros de Amaralina, Calçada, Pituba, Boca do Rio, Baixa do Fiscal, Plataforma, Paripe e Avenida Luiz Viana Filho (Paralela).

O superintendente da GMS, coronel José Alberto Guanais, afirma que, nessa fase de implantação, o efetivo está distribuído em locais onde costumam acontecer pequenos delitos, como no Centro Histórico e em pontos em que as pessoas costumam fazer caminhadas, corridas e exercícios físicos, especialmente na Orla.

Nas estações de transbordo da Lapa e de Pirajá, os membros da GMS possuem desfibriladores portáteis (equipamentos de descarga elétrica para atendimento em casos de paradas cardíacas). Esta iniciativa faz parte do Projeto Viva Coração, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que adquiriu 80 desses equipamentos para serem usados em locais de grande concentração popular.

A guarda também auxilia a Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) nas ações deorganização e fiscalização do trânsito. Graças ao convênio firmado com a SET, a Guarda Municipal recebeu 30 automóveis e 30 motocicletas. A atuação da GMS no trânsito gera polêmica. “É comum encontrarmos agentes da Guarda Municipal trabalhando em conjunto com a SET. São três agentes por viatura. Eu não concordo com isso. Só é função da guarda proteger o patrimônio público, o cidadão, auxiliar o Samu e o Corpo de Bombeiros”, declara o químico Lisandro Giraldez. Para ele, é incorreto a Guarda Municipal atuar em operações como a Lei Seca e administração do tráfego da cidade.

Nenhum comentário: